Josep Vissarionovich Dzugatchvili Stalin.

Líder político soviético.
Stalin veio de uma família humilde, chegou a estudar teologia por insistência de sua mãe, no seminário de Tiflis, na Geórgia.
Foi para o seminário em 1894 e expulso cinco anos depois, por seu envolvimento com o socialismo.
Já pertencendo ao partido socialista foi preso e exilado na Sibéria. Fugiu em 1904, nesse mesmo ano começou a fazer parte do grupo Bolchevique. Recebeu então o cognome Stalin, cujo significado é “homem de ferro”. Organizou ação terrorista por ocasião da revolução de 1905, quando encontrou Lenine no congresso de seu partido, na Finlândia.
Em 1907, deram apoio as greves de Baku. Novamente foi exilado na Sibéria, onde permaneceu por três anos. Conseguiu, com a ajuda de outros presos, fugir tornando-se membro central do comitê Bolchevique. Suas atividades intensas dentro do partido fora preso outras vezes, mas conseguindo escapar sempre.
Em 1911, fundou o jornal Pravda que, posteriormente, iria tornar-se o jornal mais importante da Rússia. Em 1907, assumiu o cargo de comissário das nacionalidades, nesse mesmo ano preparou o golpe comunista, na revolução de outubro de 1907. Ocupou então o cargo de secretário geral, cargo que era ocupado pelo deposto Kerensky. Tornando-se assim a figura principal do partido comunista em substituição ao ditador Lenine, falecido em 1924.
Na luta ideológica sustentada contra Trotski, Stalin venceu no comitê central e, pelo XV congresso realizado em 1927, Trotski foi expulso do país e exilado no México.
Em 1928, Stalin deu inicio a um pacote de reformas de infra-estrutura no país, tais como: plano qüinqüenal, coletivização dos campos e reformas sociais de grande envergadura.
Stalin afastou os bolchevistas da ala direita, como Bukharin, Rykov, Tomsk, e Rodek, que foram processados e condenados. Fez com que a URSS participasse da sociedade das nações, em 1934 se aproximando mais da França e da Inglaterra. Posteriormente, assinou um pacto de não agressão com a Alemanha, anexando parte leste da polônia, territórios finlandeses e Romenos. Stalin também foi o responsável pelo coletivismo total na união soviética.
Com a invasão da Alemanha em território russo foi nomeado Marechal e, um ano mais tarde general do exército vermelho.
A Rússia teve grandes perdas na segunda guerra, quase 14.000.000 de pessoas mortas outras desaparecidas, mas mesmo assim era considerada uma grande potência no cenário mundial, sendo Stalin respeitado em todo mundo. Pelo antagonismo ideológico, abalaram-se os entendimentos entre os pises ocidentais e a União Soviética, apresentando Stalin, através de seu ministro Molotov, uma política negativista aos olhos da ONU.
Os problemas pós-guerra na Rússia cresceram, com o afastamento da Iugoslávia do grupo comunista e com a guerra da Coréia. Dirigiu desde então a oposição da URSS e de seus aliados socialistas. Contra os estados capitalistas, isso deu inicio a “Guerra Fria”. Após sua morte, causada por hemorragia cerebral, suas idéias e teorias foram condenados pelo XX congresso do partido comunista soviético, presidido pelo primeiro-ministro Krutchev, que sucedeu no governo.
Nasceu em 21 de dezembro, Gori.
Morreu em 5 de março de 1953, Moscou.

Fonte: PAPE, Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil.
Foto de Stalin obtida em: http://www.trumanlibrary.org/whistlestop/study_collections/coldwar/58455stalin.jpg
Foto de Trotski obtida em: http://moaciralencarjunior.files.wordpress.com/2009/04/russian_civil_war_1918-1920_leon_trotsky.jpg

Um comentário: