Auschwitz I

Nome dado a uma rede de campos de concentração, que ficava na polônia. Era controlado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi um grande complexo montado para execuções de judeus e outros prisioneiros, eram formados por Auschwitz I, denominado acampamento principal; Auschwitz II-Birkenau, onde as execuções eram realizadas; Auschwitz III-Monowitz, campo de trabalho e mais 45 campos menores.
Auschwitz I, cérebro administrativo do complexo. Aberto em 20 de maio de 1940. Os primeiros a estar presos em Auschwitz I foram políticos poloneses. No inicio o campo era para prender membros da resistência, e membros importantes da sociedade polonesa, mas a frente prisioneiros de guerra da união soviética, prisioneiros alemães, pessoas que eram contra o sistema políticos nazistas e homossexuais chegaram para integrar o corpo de prisioneiros de Auschwitz I logo começaram a chegar os primeiros prisioneiros judeus. Em sua inauguração o campo abrigava de treze a dezesseis mil prisioneiros, já em 1942 alcançou um numero maior chegando a vinte mil. “Arbeit macht frei”, o trabalho liberta. Essa era a inscrição que se lia acima do portão principal de Auschwitz I. Um cenário medonho, ao som de uma orquestra os prisioneiros trabalhavam nas edificações do campo, construindo, o “abatedor” aonde seriam mortos.
Os nazistas selecionavam fiscais entre os presos, denominados Kapos, suas funções eram vigiar os restantes. Os presos realizavam todas as tarefas possíveis dentro do campo de concentração, da parte mais pesada à limpeza que era feita nos domingos. Os prisioneiros que não eram executados pelos nazistas eram executados pelas condições em que viviam, sem qualquer tipo de cuidado ou higiene e uma alta taxa de desnutrição, acabavam mortos. Auschwitz I tinha uma repartição, o bloco 11 ou a sala de castigos. Ali os presos que não tivessem um bom comportamento ou por pura diversão mesmo dos seus comandantes eram castigados, torturados até a morte ou abandonados em alguma cela para morrer de fome.
Não contente com tudo isso começou os testes com o gás Zyklon B. Esse teste foi realizado em setembro de 1941, no bloco 11, onde foram mortos 850 prisioneiros. O teste então foi considerado um sucesso por isso o resultado foi criação de uma câmara de gás e um crematório. Que logo depois teve a função de refugio antiaéreo.
Em Auschwitz I, também foram realizados experimentos usando prisioneiros como cobaia. Em 26 de março de 1942 a primeira mulher chegou a Auschwitz, e logo seria uma dessas cobaias. Nos anos seguintes entre abril e maio de 1943 e 1944, experimentos de esterilização foram aplicados nessas mulheres, experimentos realizados no bloco 10 de Auschwitz I. O motivo dessas experiências era o desenvolvimento de uma “vacina” para ser usada na população eslava. O responsável por essas experiências era o doutor Josef Mengele. Se a recuperação do preso do qual era aplicada a experiência não fosse rápida ele era executado por uma injeção de Fenol.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário