Bálcãs

Bálcãs é uma região geograficamente montanhosa, que fica a sudeste da Europa. Fazem parte dos Bálcãs: Iugoslávia, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Hezergovina, Macedônia, Albânia e outras regiões, como Grécia, Bulgária, Romênia e a Turquia, apesar de também fazerem parte da península, não estão envolvidas diretamente nos atuais conflitos de fronteiras e étnicos.


Desde a pré-história muitos povos vindos do norte e leste europeu, como sérvios e croatas de origem eslava e outros povos como os búlgaros de origem tártara, se estabeleceram na região. Com toda a migração desses povos para esse local, os albaneses foram expulsos para as montanhas.

Além da diferença étnica existentes nos Bálcãs, as diferenças religiosas também predominam na região, existem três a islâmica, a católica e a católica ortodoxa. O resultado dessa diferença tanto étnico quanto religiosas foi uma forte instabilidade política, que facilitou invasão da região pelos turco-otomanos no século XIV, foram cinco séculos de dominação.

A região passou por dois períodos de unidade política.
O domínio turco, que terminou em 1912, quando são formados os estados nacionais e o outro, após a segunda Guerra Mundial.
De 1945 a 1990 a república da Iugoslávia foi constituída por seis repúblicas: Sérvia, Croácia, Bósnia-Hezergovina, Eslovênia, Montenegro e Macedônia, além de mais duas províncias autônomas, Kosovo e Volvodina tudo isso sobre o sistema socialista, essa unidade federativa só foi possível graças ao trabalho de Josip Broz Tito.
Em 1980, Josip Broz Tito morre e um novo sistema político entra em cena, conhecido como sistema de rotação, pois cada uma das seis repúblicas ou comunidades autônomas detinha o poder por um ano, tentando manter a coesão política da Iugoslávia.
Mas logo os movimentos separatistas tomaram conta da região, o novo sistema político mostrou-se incapaz de evitar isso. A influência Sérvia na Iugoslávia tinha aumentado muito nos últimos anos, isso trouxe a tona os velhos sentimentos nacionalistas, raciais e religiosos até mesmo o velho sonho de criar à grande Sérvia.

Eslovênia e Croácia declaram independência em 1991, os sérvios reagiram e mais uma vez um violento combate havia começado, dessa vez uma guerra civil. Os conflitos também atingiram a Bósnia-Hezergovina, que proclamou sua independência 1992.
A violência da guerra, que incluía ações de limpeza étnica, fez com que a ONU e a OTAN interviessem no conflito.
Em 1995 chega ao final o conflito, um acordo de paz foi feito com os sérvios, assim ficou formado um governo tripartite composto por um sérvio, um croata e um mulçumano.
Depois desse novo acordo a Iugoslávia ficou reduzida á Sérvia e Macedônia. Desta maneira o Kosovo deixou de ser uma comunidade autônoma, fato que não agradou nada sua população de origem albanesa e novas manifestações voltaram a eclodir na região.
No ano de 1997, com o apoio da Albânia, os kosovares desencadeiam ações do exercito de libertação do Kosovo. A fim de conter as manifestações a Iugoslávia envia tropas para região, e mais um conflito é formado arrastando-se por dois anos.
Em 1999, a comunidade internacional propõe uma solução diplomática para a luta, porém a Sérvia mostrou-se irredutível. Então no dia 24 de março desse mesmo ano, OTAN juntamente com os Estados Unidos, lançaram ataques contra alvos estratégicos sérvios, empregando as mais modernas armas de combate, mas isso não garantiu a precisão dos ataques, que tanto na Sérvia quanto no Kosovo, acertaram alvos civis deixando um rastro de destruição morte e muitos feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário