Nazismo Alemão

Com o fim da monarquia, e a proclamação da Republica de Weimar em 1918, os democratas assinaram a rendição da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, com isso tiveram de aceitar as condições impostas pelo Tratado de Versalhes.
O tratado de Versalhes piorou ainda mais a situação dos alemães, pois a Alemanha teve que pagar pesadas indenizações de guerra; a inflação subiu assustadoramente, a desvalorização da moeda era tão grande que os salários eram reajustados várias vezes no mesmo dia.
A crise política colocou em cheque a credibilidade do sistema político liberal, perdendo o apoio de grande parte da população, greves começavam a acontecer em várias partes do país. Essas manifestações abriram brechas para o surgimento de vários partidos de estrema direito que sob a liderança de um ex-combatente da Primeira Guerra Mundial chamado Adolf Hitler, ganhou destaque e posição no cenário político alemão. Em 1923 Hitler tentou um golpe de estado, conhecido como o Putsh de Munique, o golpe fracassou e Hitler acabou em uma prisão.
No tempo em que ficou preso Hitler escreveu um livro intitulado Mein Kampf (minha luta), onde defendeu a sua idéia nazista. Em seu livro ele defendia a criação de um estado forte e nacionalista, assim como acusava os judeus de todos os males pelo qual a Alemanha vinha passando, pregava o anti-semitismo e a superioridade da raça alemã.
Entre os anos de 1924 e 1929 a Alemanha tinha conseguido recuperar parte de sua economia, a inflação havia diminuído e a aprovação de novos empréstimos ajudou nessa recuperação alemã. O resultado dessa recuperação interna da economia alemã fez a preferência pelos partidos nazistas cair, diminuindo muito.
Mas a forte crise 1929 acertou em cheio a Alemanha, mais uma vez a economia Alemã estava no chão. Esse novo contexto abriu portas para que as idéias nazistas ganhassem força e seguidores dentro da Alemanha, pois a população já estava cansada do clima de instabilidade econômica pelo qual o país vinha passando nos últimos anos. A república de Weimar começava a ser ameaçada pelo nazismo que ganhara força com tudo isso.
Aproveitando a ocasião os nazistas organizavam suas passeatas pelas ruas da cidade, exibindo suas forças paramilitares: A SA e a SS (Divisão de assalto e Tropas de proteção).
Em seus discursos prometiam inverter a situação humilhante da economia alemã, gerando empregos para todos. Acusavam os democratas, marxistas e principalmente os judeus pela desgraça alemã. Com esse forte discurso nacionalista, o partido nazista teve uma aprovação quase 100% da população, o resultado foi mostrado nas eleições de 1932 com a eleição de 230 deputados e o cargo de Chanceler dado a Hitler pelo próprio presidente da república, Marechal Hindenburg dando a ele a missão de compor um novo governo.

Assim que Hitler assumiu o governo alemão, tratou de tirar do caminho qualquer adversário que pudesse atrapalhar seus planos, grupos de oposição e outros partidos políticos. Para esse trabalho usou os paramilitares nazistas.
Em fevereiro de 1933 as organizações paramilitares incendiaram o parlamento alemão (Reichstag), botaram a culpa nos comunistas. Nas eleições seguintes Hitler conseguiu eleger uma boa porcentagem de seu contingente político, conseguindo 44% dos votos, dessa maneira assumiu o poder de forma definitiva com plenos poderes nas mãos. A existência de outros partidos políticos e sindicatos na Alemanha foi proibida, o partido nazista tornou-se o único partido alemão se fundindo com o estado. Logo em seguida é criada a gestapo, sua missão, apurar crimes políticos. Os campos de concentração passaram a ser construídos para aprisionar os inimigos políticos.

O nazismo, para poder disseminar as suas idéias, usou muito bem uma ferramenta, a propaganda. Para esses fins foi criado o Ministério da Educação e da Propaganda e posta sobre os cuidados de Goebbels.
Hitler eliminou todos que cruzassem o seu caminho, como Ernst Rohm, e as principais lideranças da SA, que foram massacrados em 30 de junho de 1934 na chamada noite dos longos punhais.
Com a morte do presidente Hindenburg em 1934, Hitler assume a chefia do estado, fixando de uma vez o Nazismo na Alemanha e dando inicio a Terceiro Reich Alemão.
O partido nazista deu a tão sonhada estabilidade econômica desejada a muito tempo pelo povo alemão, trouxe a auto estima que Alemanha havia perdido de volta através de uma economia totalmente planejada, porém, a base do crescimento alemão foi o desenvolvimento da indústria Bélica.

A Alemanha começou a buscar novos mercados, pois o seu desenvolvimento industrial estava pedindo isso, o que levou os alemães a utilizar de suas teses expansionistas, junto com essa tese alemã veio à exaltação do nacionalismo e as idéias de superioridade alemã.


Adolf Hitler desejava criar um império alemão formado por povos de origem germânica, assim em 1938 deu inicio a expansão nazista anexando a Áustria a Alemanha. Nesse mesmo ano ocupou a região dos Sudetos, que pertencia a Tchecoslováquia, sobre a alegação de que ali viviam milhões de alemãs.

Na conferência feita em Munique, ficou decidido que as potências européias não Interfeririam na política alemã de anexar os Sudetos aos territórios alemães, desde que a expansão terminasse, porém Hitler percebeu a fraqueza tanto da França quanto da Inglaterra, que estavam dispostas a evitar a guerra, e anexou o restante da Tchecoslováquia em fins de 1938. Hitler pretendia retomar o porto de Dantzing e o corredor polonês, perdidos para a polônia no fim da Primeira Guerra Mundial.


Discurso de Adolf Hitler para juventude hitlerista, em 1934.
Video: http://www.youtube.com/watch?v=lAi7UnXp9Aw

Nenhum comentário:

Postar um comentário