Adolf Hitler


Chanceler alemão. Seu pai era funcionário de alfândega na Áustria. Foi para Viena em 1905, com intuito de estudar arte mais não prosseguiu seus estudos. Foi voluntario do exercito alemão na Primeira Guerra Mundial, onde foi ferido em combate recebendo uma condecoração, a cruz de ferro por sua atuação na guerra. Ingressou no partido operário alemão em 1919, partido do qual era dirigido por Drexler que logo foi superado na liderança por Hitler que lhe deu uma nova denominação chamando de Partido Nacional-Socialista Alemão do Trabalho. Tentando um golpe de estado contra o governo da Baviera em oito de novembro de1923, aproveitando uma agitação reinante, não teve êxito sendo condenado a cinco anos de prisão numa fortaleza. Cumpriu alguns meses de prisão e foi libertado. Nessa época em que esteve preso, escreveu um livro com Rudolf Hess intitulado minha luta. Um dos fatores que também contribuíram para ascensão do partido nazista foi à crise de 1929, elegendo aproximadamente 107 deputados em 1930. Em 1931 recusou um convite para assumir o ministério de Bruning. Novamente, mais agora em 1932 é oferecido a ele o cargo de chanceler do qual também acabou recusando. Nas eleições presidenciais foi vencido, apesar de ter recebido 13.400.000 votos. As intrigas que envolviam Von Papen (Chanceler da República de Weimar) acabaram conduzindo Hitler ao poder como chanceler, em 30 de janeiro de 1933. Onde teve o apoio de grandes industriais do Ruhr (região metropolitana mais populosa da Alemanha e também a maior região industrial da Europa). Com poderes plenos nas mãos Hitler não perdeu tempo, organizando um “sistema” de controle eliminando todos os seus adversários. Após a morte do presidente Hindenburg, assumiu a presidencia acumulando com o cargo de chanceler e o título de Reichsfuhrer (Era o posto mais elevado da SS nazista) começando uma reforma de cunho administrativo e social. 
Para por em pratica seus objetivos, criou a concepção de superioridade da raça alemã definida no livro mein kompf (minha luta). Queria a eliminação de raças impuras, principalmente judeus, eslavos, ciganos entre outras existentes no mundo. Foi o principal responsavel pela Segunda Guerra Mundial que teve inicio com a invasão da Polonia. 
Alinhado com o Japão e a Italia formou o eixo Roma-Berlin-Tóquio. 
O começo do declinio alemão teve inicio em 1943, com as vitórias das forças aliadas. 
Casou-se com Eva Braun, e vendo que sua luta já estava perdida cometeu suicidio com sua esposa em 30 de abril 1945. 
Durante o tempo que governou a alemanha mandou mais de seis milhões de judeus para a câmara de gás. Nasceu na Áustria, 1889. Faleceu em Berlin, 1945.



Fonte: Programa Auxiliar de Pesquisa estudantil, PAPE.


Foto: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=Adolf+hitler&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql = & oq = & gs_rfai =


Nenhum comentário:

Postar um comentário