Karl Ernst Haushofer

Foi general alemão, geógrafo e geopolitico. As sua idéias e seu trabalho influenciaram muito seu ex aluno Rudolf Hess, não só Hess como também o próprio Adolf Hitler, que se baseou nos estudos de Karl Ernst Haushofer para formular suas estratégias expansionistas. Embora Haushofer sempre negou qualquer envolvimento com o regime Nazista.


Haushofer nasceu em Munique, Alemanha. Sua familia era formada por artistas e estudiosos e seu pai era professor de economia.

Haushofer estava a caminho de ter uma carreria acadêmica, mas entrou para o exército da Baviera onde teve sucesso e oculpou posições de prestigio, uma delas instrutor de academias militares.

Casou-se com Martha Mayer Doss, em 1896, que tinha descendentes judeus, sendo meia judia.

Haushofer continuou sendo soldado profissional pertecendo ao exército Imperial Alemão. Sua carreira militar lhe prorcionou viagens importantes, como a de Novembro de 1908, quando foi enviado a Tóquio para estudar japonês. Viajou para a india e sudeste da Asia em 1909.

Haushofer tirou uma lisença do exército de 2 anos, de 1911 a 1913 devido a graves enfermidades que teve logo depois de voltar da suas viagens. Nesse tempo em que esteve afastado do exército foi para a Universidade de Munique, onde trabalhou em seu doutorado de filosofia.

Atuou durante a I Guerra Mundial, como comandante de uma brigada de frente no ocidente. Mas com o término do conflito a derrota alemã e um monte de sanções duras que foram impostas sobre o seu país, causaram-lhe grande decepção. Em 1919 aposentou-se com a patente de Major General. Logo começaria uma suposta amizade com Rudolf Hess, que se transformou em seu assistente cientifico.

Haushofer sempre apontava para uma das causas principais da derrota alemã na I Guerra Mundial, total desconhecimento sobre geografia e o campo geopolitico. Desta forma a alemanha não conseguiu planejar bem o alinhamento entre os aliados e os inimigos. Por esse motivo especializou-se no ramo das ciências politicas e geográficas, recebendo aos 45 anos de idade, doutorado em geografia politica.

Em suas inumeras visitas ao Japão, Haushofer teve contato e conheceu muitos lideres japoneses de destaque. Hitler usou isso ao seu favor para a criação das futuras alianças entre japoneses e alemãs em 1933.

A casa de Haushofer, tornou-se o local aonde eram feitas as reuniões entre os oficias nazista e oficiais japoneses.

No dia 20 de Março de 1944, quando houve um atentado contra hitler o filho de Karl Haushofer foi apontado como um dos envolvidos, acabou sendo preso e morto pelos nazistas em uma prisão de Berlin.

Apesar desse envolvimento com os nazistas, haushofer não foi levado ao tribunal de Nuremberg, não foi provada nem uma prticipação dele em qualquer um dos crimes de guerra, veredito dado pelo padre Edmund Walsh, que o enterrogou a mando das forças aliadas.

Mas mesmo sendo isento de qualquer participação, e crime de guerra, haushofer se suicidou junto com sua esposa em 1946. Ela ingeriu veneno, ele se matou a maneira japonesa.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Foto:   https://battleofearth.wordpress.com/2010/02/21/us-move-to-capture-%E2%80%9Cstar-children%E2%80%9D-alarms-russian-church/

Nenhum comentário:

Postar um comentário