Batalha da Normandia


Também conhecida como “Operação Overlord” foi uma grande operação ofensiva montada pelos Estados Unidos, Reino Unido e os aliados, que adentraram no território Francês ocupado pelos alemães, em 1944, Segunda guerra mundial.


Para se ter uma idéia da magnitude da operação, mais de três milhões de soldados participou dela cruzando o Canal da Mancha, saindo de vários pontos da Inglaterra em direção a Normandia.
Por esse motivo é considerada a maior invasão marítima da história.
Os primeiros planos da invasão começaram a ser discutido em 1943, com Winston Churchill e o presidente americano Roosevelt. Frederick Morgan, general inglês ficou encarregado de bolar o plano de assalto.
No mês de agosto de 1943, durante uma nova conferência realizada em Quebec, os planos da invasão foram apresentados por Morgan, prevendo o desembarque para maio de 1944.
O ataque começou com os pára-quedistas, seguidos por bombardeios aéreos e navais. Os exércitos avançaram pelas praias de Omaha e Utah.
Por água e por terra o bombardeio pesado foi feito contra as defesas da ilha, os bombardeios foram feitos por 1240 navios de guerra e 10 mil aviões. A partir daí começou a libertação européia do domínio nazista. As frotas chegaram até as praias trazidas por 14.200 barcos, escoltados por 600 navios. E nos céus milhares de aviões faziam a segurança do contingente.

Erwin Rommel foi o responsável pela posição das tropas alemãs nas praias, que ficou conhecida também como a Muralha do Atlântico.
Erwin Rommel se utilizou de toda a sua estratégia em combate para dificultar ao máximo a tomada das praias, de Omaha, Utah e gold. Nessas praias as intensidades dos combates fora maior e mais sangrento, com muitas perdas humanas devido ao armamento pesado dos alemães, como: metralhadoras Mg42 e canhões de 155mm, além de minhas terrestres e o mau tempo que afundou diversas embarcações antes que pudessem chegar as praias. E do lado alemão, alguns fatores também contribuiram para a perda da praia para os aliados, várias divergências de opnião sobre o desembarque das tropas aliadas, entre Rommel e Hitler e, a própria ausência de Rommel no combate. Isso facilitou muito para a queda das defesas alemãs. Mas mesmo assim as batalhas ainda se arrastaram durante dois meses, até a tomada de Paris e, o final da batalha em 25 de agosto de 1944.

Fonte: wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos: http://mundoguerra.files.wordpress.com/2009/01/imag060201.jpg
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Normandy7.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário