Monte Castelo

Local da Itália onde foram empreendida uma série de combates, que acabaram com a conquista de Monte Castelo. A FEB. Força Expedicionária Brasileira, que foi enviada a Europa na Segunda Guerra Mundial, teve destaque nessa atuação. Assim que o Brasil declarou guerra às forças do eixo, em 22 de agosto de 1942, chegaram à conclusão de que tropas brasileiras seriam enviadas a Europa, onde participaria do conflito, em solidariedade a causa das Nações Unidas.
Em 1943 foi organizada a 1º Divisão de Infantaria, que ficaria sob o comando do General Mascarenhas de Morais.
O Brasil enfrentou serias dificuldades, os Estados Unidos forneceram apenas 50% do material a DI. Logo depois, uma Força criada e treinada para defender o continente, teria que se adaptar para combates na Europa, onde ficaria sob as ordens do Alto comando estrangeiro. A modernização do equipamento militar exigia técnicos especializados, elementos com os quais o Brasil não podia contar.
Após vários contratempos, o Brasil organizou a FEB, que embarcou com um efetivo de 30.000 homens.
A Força Expedicionária partiu para a Itália em julho de 1944, para desembarque no campo de operações conhecido com Linha Gótica ou estrada de Bolonha, ao lado dos ingleses e norte-americanos.
A FEB sofreu alguns contratempos entre 1944 e 1945, até as vitórias começarem nas batalhas de Castelnuovo, Montese e Monte Castelo.
Em 29 de abril de 1945, a FEB triunfou na rendição total da 180º Divisão Alemã, da qual participaram 20.000 homens.
Com término do conflito, jaziam no cemitério de Pistóia, 451 corpos de pracinhas brasileiros, sendo que as baixas totais de nossas forças elevaram-se a 2.000 homens. Em julho de 1945, a FEB regressa da Europa vitoriosa, tendo desembarcado no Rio de Janeiro, sendo acolhida com grande entusiasmo popular.

Fonte; Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil, PAPE.
Foto;  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/segunda-guerra-mundial/imagens/getulio-vargas-55.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário