Michinomiya Hirohito

Imperador do japão. Foi o imperador japonês que mais tempo permaneceu no governo. Assumiu a regência do império aos 20 anos de idade. Em seu reinado, houve uma politica expansionista agressiva no continente Asiático. Participou do eixo Roma-Berlim-Tóquio. A invasão da Manchúria deu origem a guerra sino-japonesa. Durante a segunda guerra mundial, ordenou a invasão da Indochina francesa, territorios da França, da Holanda e da inglaterra.


Monarca absoluto, estimulou a nacionalismo japonês. Após o inesperado ataque a Pearl Habor, declarou guerra aos Estados Unidos, em 1941.
Com as explosões da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, entre 6 e 9 de agosto de 1945, teve de capitular. Com o término da guerra, que trouxe conseqüências devastadoras para o japão, inclusive com a perda de seu império ultramar, Hirohito consentiu na formação de uma monarquia constitucional, na qual o imperador é mantido por vontade popular.

Os aliados ficaram no japão até 1950. Nesse período a politica japonesa sofreu algumas transformações, dando ao povo japonês direitos democráticos.


Nasceu em Tókio em 1901, e morreu em 7 de janeiro de 1989.

Fonte: Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil, PAPE.
Foto: http://perspective.usherbrooke.ca/bilan/contributions/155e0c520060329124955808.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário