Winston Churchill

Foi estadista inglês. Estudou na academia militar de Sandhurst. Trabalhou como correspondente de um jornal londrino durante a guerra dos Bôeres, África do Sul.
Na primeira guerra mundial, exerceu o cargo de primeiro Lord do Almirantado. Lloyd George confiou a Churchill o ministério das munições e os da guerra e do ar posteriormente. Já na segunda guerra mundial em 1939, quando a Inglaterra declarou guerra a Alemanha, voltou ao cargo de lord do almirantado e, em seguido primeiro ministro da Inglaterra.
Procurou organizar as forças inglesas a um nível superior.
Seus discursos dessa época são famosos.
Churchill assinou com o presidente Roosevelt, dos Estados unidos, a carta do Atlântico.
Lutou ao lado dos soviéticos na guerra contra a Alemanha, opondo-se, contudo, a determinados planos de Stalin que expunha a Inglaterra ao perigo do domínio russo. Foi uma figura de destaque junto a Estado-Maior norte americano para êxito do desembarque das tropas aliadas na Normandia e as operações na França e Alemanha até a vitória final de 1945. Afastou-se do governo, após a guerra, em virtude da vitória eleitoral trabalhista. Em 1951, foi reconduzido ao cargo quando reeleito primeiro ministro; demiti-se em 1955 por razões de saúde e idade avançada. Foi premiado em 1953 com o premio Nobel de literatura, por ter escrito Memórias da Segunda Guerra Mundial.


Nasceu em Blenheims Palace, Oxford Shire, 1870

Faleceu em Londres, 1965.

Fonte: PAPE, Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil
Foto: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=churchill&gbv=2&aq=0&aqi=g2&aql=&oq=churchi&gs_rfai=

Nenhum comentário:

Postar um comentário