Douglas Mac Arthur

General norte americano; serviu nas filipinas e no Japão, esteve também nos fronts da primeira guerra mundial, onde foi ferido algumas vezes em combate.
Posteriormente foi comandante da West Point e, em 1930, assumiu o cargo de chefe do Estado maior até 1935 quando abandonou o cargo. Em 1940 foi conselheiro militar do presidente Quezon nas filipinas.
Em 1941 comanda as forças de resistência contra a invasão japonesa no arquipélago. Retirando suas forças para Bataan, organizou um quartel general em corregidor.
Por ordem do presidente Roosevelt deixou as filipinas, partindo para a Austrália. Desempenhou, na segunda guerra, papel importante como comandante chefe das forças do sudoeste do Pacífico em 1943 e, em 1945.
Assumiu posição relevante na vitória sobre o Japão. Sua determinação de bombardear as bases nortes coreanas na Manchúria em 1950, quando se encontrava no comando das forças aliadas na coréia não foi aprovada por Truman, que a considerou perigosa de mais, sendo, por isso, substituído por Matthew Ridgway em 1951.
Douglas Mac Arthur nasceu em Fort Litlle rock, Arkansas, 1880.
Faleceram em Washington, 1964.

Fonte: PAPE; Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil e Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos adiquiridas em; http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Nenhum comentário:

Postar um comentário