Segunda guerra mundial

A partir de 1930, o poder econômico e a grande expansão territorial e política da Alemanha, Itália e Japão começaram a preocupar as nações européias. A insegurança e a tensão internacionais aumentaram. Muitos já previam que isso tudo levaria a um novo conflito. As tentativas para diminuição dos armamentos fracassaram isso aconteceu na conferência de Londres em 1930 e de Genebra nos anos seguintes de 1932 a 1934. Enquanto Inglaterra, França e os Estados Unidos faziam uma política de apaziguamento, a Alemanha, Itália e Japão seguiam com sua política agressiva expansionista.


Mas Hitler foi o principal agente causador do conflito, sonhando conquistar o mundo e impor a superioridade dos germânicos. No caso do Japão e da Itália, queriam mudar o tratado de Versalhes, para esses fins foi criadas algumas alianças secretas na época.
Pacto Anti-Komintern, entre Alemanha e Japão, o objetivo combater o comunismo internacional.
Pacto Germano-Soviético de não agressão (1939), em que Estônia, Letônia e Lituânia, passaram para o domínio soviético e também fizeram a partilha da Polônia.
Aliança entre Itália e Alemanha, para incluir também o Japão, a guerra já estava em andamento em 1940.

Sem sombras de duvidas, a Segunda Guerra mundial teve uma maior amplitude do que a primeira, arrastando o conflito pela África, Ásia e Oceania.

A política alemã era de reconquistar territórios perdidos durante a primeira guerra. Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, com a finalidade de recuperar o território de Dantzing, que perdera após a Primeira Guerra. Estava iniciando um segundo conflito mundial.
No inicio o conflito se restringiu apenas a Europa. A Inglaterra declarou guerra à Alemanha depois que a polônia foi invadida pelos germânicos. A frança aliada da Inglaterra fez o mesmo. Depois de ter ocupado a polônia, os nazistas ocuparam a Noruega, a Bélgica, a Holanda e tomaram a França. Ingleses e franceses não conseguiram conter o avanço alemão. Desta forma os ingleses tiveram que abandonar o continente às pressas, na famosa retirada de Dunquerque. A França não teve outro jeito teve que assinar o armistício com a Alemanha em 1940.

Os russos, para garantir fronteiras seguras, expandiram em direção a Finlândia, Letônia, lituânia e polônia, cujo território era dividido com a Alemanha.
Em setembro de 1941, a Inglaterra passou a ser alvo de violentos bombardeios aéreos feito pelos alemães, Londres era a região alvo dos bombardeios. A meta era acabar com o domínio inglês no Mediterrâneo.

No dia 22 de junho de 1941, a Alemanha invade a Rússia, abrindo uma nova frente de combate. Pelo fato de serem pegos de surpresa, os soviéticos perderam um terço de seus efetivos, em seis meses. Em 1942, os nazistas já estavam bem perto da capital russa moscou.
Em 1941, os Estados Unidos entram no conflito depois de ter sua base no Havaí, Pearl Harbor, atacado pelos japoneses. O objetivo dos nipônicos nesse caso era de expandir seus domínios em direção a China.

Em pouco tempo o conflito já havia atingido todos os continentes. Apenas o território americano estava a salvo dos combates, mas além dos Estados unidos, outros países da América entraram na guerra. O Brasil rompeu relações diplomáticas com a Alemanha, a Itália e o Japão em 1942, e em seguida declarou guerra contra esses países.
O conflito começou a definir-se a favor dos aliados em 1942, quando o exército soviético, na batalha de Stalingrado, lançou a sua contra ofensiva, empurrando os alemães de volta para o ocidente. Em 1943 a Itália foi invadida por ingleses e americanos, Mussolini é deposto e a Itália rendeu-se. Em 1944, os aliados desembarcam na Normandia (França), iniciando a ofensiva final contra os alemães na Europa ocidental. Ao mesmo tempo, os russos, na frente oriental, já se aproximavam do território alemão.

Hitler comete suicídio em maio de 1945, e a Alemanha se rende incondicionalmente. A Itália e a Alemanha já haviam caído, mas o Japão resistia firme aos bombardeios norte americano.
Os americanos vendo que os japoneses não se rendiam e temendo perder mais soldados ao tentar entrar em terras japonesas, fez uso de uma arma nuclear, a bomba atômica, jogada sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Assim o Japão finalmente caiu em 2 de maio de 1945, rendição recebida pelo general Douglas Mac Arthur.

Resultados da Segunda Guerra Mundial

a) Desaparecimento dos regimes tanto nazista quanto fascista, da Alemanha e Itália.
b) O inicio da hegemonia dos Estados Unidos e União Soviética no mundo.
c) O fortalecimento dos movimentos de independência dos povos da África do Sul.
d) É criada a ONU, com o objetivo de manter a paz no mundo.
e) Foi postos em práticas vários planos, como o plano Marshall, para reconstruir os países atingidos pela guerra.
Fontes: Projeto Didático de Pesquisa e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Veja também: Batalha de Midway, Batalha da Grã-Bretanha e Um depoimento sobre a tragédia de Hiroshima. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário