A partir de 1930, o poder econômico e a grande expansão territorial e política da Alemanha, Itália e Japão começaram a preocupar as nações européias. A insegurança e a tensão internacionais aumentaram. Muitos já previam que isso tudo levaria a um novo conflito. As tentativas para diminuição dos armamentos fracassaram isso aconteceu na conferência de Londres em 1930 e de Genebra nos anos seguintes de 1932 a 1934. Enquanto Inglaterra, França e os Estados Unidos faziam uma política de apaziguamento, a Alemanha, Itália e Japão seguiam com sua política agressiva expansionista.

Pacto Anti-Komintern, entre Alemanha e Japão, o objetivo combater o comunismo internacional.
Pacto Germano-Soviético de não agressão (1939), em que Estônia, Letônia e Lituânia, passaram para o domínio soviético e também fizeram a partilha da Polônia.
Aliança entre Itália e Alemanha, para incluir também o Japão, a guerra já estava em andamento em 1940. Sem sombras de duvidas, a Segunda Guerra mundial teve uma maior amplitude do que a primeira, arrastando o conflito pela África, Ásia e Oceania.
A política alemã era de reconquistar territórios perdidos durante a primeira guerra. Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, com a finalidade de recuperar o território de Dantzing, que perdera após a Primeira Guerra. Estava iniciando um segundo conflito mundial.
No inicio o conflito se restringiu apenas a Europa. A Inglaterra declarou guerra à Alemanha depois que a polônia foi invadida pelos germânicos. A frança aliada da Inglaterra fez o mesmo. Depois de ter ocupado a polônia, os nazistas ocuparam a Noruega, a Bélgica, a Holanda e tomaram a França. Ingleses e franceses não conseguiram conter o avanço alemão. Desta forma os ingleses tiveram que abandonar o continente às pressas, na famosa retirada de Dunquerque. A França não teve outro jeito teve que assinar o armistício com a Alemanha em 1940.

Em setembro de 1941, a Inglaterra passou a ser alvo de violentos bombardeios aéreos feito pelos alemães, Londres era a região alvo dos bombardeios. A meta era acabar com o domínio inglês no Mediterrâneo.
Em 1941, os Estados Unidos entram no conflito depois de ter sua base no Havaí, Pearl Harbor, atacado pelos japoneses. O objetivo dos nipônicos nesse caso era de expandir seus domínios em direção a China.

O conflito começou a definir-se a favor dos aliados em 1942, quando o exército soviético, na batalha de Stalingrado, lançou a sua contra ofensiva, empurrando os alemães de volta para o ocidente. Em 1943 a Itália foi invadida por ingleses e americanos, Mussolini é deposto e a Itália rendeu-se. Em 1944, os aliados desembarcam na Normandia (França), iniciando a ofensiva final contra os alemães na Europa ocidental. Ao mesmo tempo, os russos, na frente oriental, já se aproximavam do território alemão.
Hitler comete suicídio em maio de 1945, e a Alemanha se rende incondicionalmente. A Itália e a Alemanha já haviam caído, mas o Japão resistia firme aos bombardeios norte americano.

Resultados da Segunda Guerra Mundial
a) Desaparecimento dos regimes tanto nazista quanto fascista, da Alemanha e Itália.
b) O inicio da hegemonia dos Estados Unidos e União Soviética no mundo.
c) O fortalecimento dos movimentos de independência dos povos da África do Sul.
d) É criada a ONU, com o objetivo de manter a paz no mundo.
e) Foi postos em práticas vários planos, como o plano Marshall, para reconstruir os países atingidos pela guerra.
Fontes: Projeto Didático de Pesquisa e Wikipédia, a enciclopédia livre.
Veja também: Batalha de Midway, Batalha da Grã-Bretanha e Um depoimento sobre a tragédia de Hiroshima.
Fontes: Projeto Didático de Pesquisa e Wikipédia, a enciclopédia livre.
Veja também: Batalha de Midway, Batalha da Grã-Bretanha e Um depoimento sobre a tragédia de Hiroshima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário