Albert Speer

Speer veio de uma familia de classe média e tinha mais dois irmãos.
Teve alguns problemas de saúde durante a adolescencia, problemas neuro-vasculares que também acabaram atingindo a sua alto estima fazendo com que se sentisse em desvantagem em relação seus irmãos.
Nesta época a Alemanha estava enganjada na Primeira Muerra Mundial, e a familia de Albert Speer, pressentindo a derrota alemã mudou-se de Mannheim para Heidelberg.
Speer queria seguir uma carreira de matemático, mas com a interferência de sua familia da qual ja tinha tido dois arquitetos, seu avô e seu pai, fez com que seus planos mudassem, entrando para o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe em 1923 e depois a Universidade Técnica de Munique em 1924, onde fez arquitetura.
Albert Speer dizia não ter uma posição politica certa durante a sua juventude, mas ao assistir um discurso de Adolf Hitler em dezembro de 1930 mudou completamente sua forma de pensar.
As idéias de Hitler chamaram muito a sua atenção, pois eram passadas de uma forma da qual todos entendiam.
Então em no dia 1 de março de 1931 entrou para o Partido Nazista.
Seu profissionalismo na área da arquitetura fez com que se tornasse umas das pessoas mais próximas de Adolf Hitler.
Speer era o arquiteto chefe, sendo o responsável pela construção de diversas obras, entre elas a chancelaria do Reich. Também tinha desenvolvido projetos esplendorosos para a nova Berlin, que seria reconstruida depois de uma suposta vitória alemã.
Além de arquiteto do Terceiro Reich, Speer também assumiu o ministério do armamento, durante a Segunda Guerra Mundial.
Assim que o conflito acabou, Speer foi levado ao tribunal de Nuremberg e setenciado a 20 anos de prisão, por ter feito uso de trabalho escravo nos campos de concentração.
Foi mandado para a prisão de spandau, na Berlim Oriental.
Saiu da prisão em 1966 e lançou dois livros: Por dentro do Terceiro Reich e Spandau O diário secreto. Trazia histórias antes desconhecidas por todos, e contava um pouco de seu relacionamento com Adolf Hitler.
Nasceu em Mannheim, Alemanha em 19 de março de 1905.
Morreu em Londres, em 1 de setembro de 1981, aos 76 anos de idade.

Referência: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário