Adolf stoecker

Foi o fundador de um dos primeiros partidos da Alemanha, O Partido Social Cristão. Stoecker era um teólogo luterano, um crente alemão.
Stoecker unia teologia e filosofia política, acreditava que o materialismo havia corrompido a cultura alemã, por isso, o foco principal de seus discursos era o sistema capitalista que havia sido em plantado na Alemanha, os efeitos disso dizia ele estavam refletidos na sociedade alemã, como o acumulo centralizado de capital nas mãos de poucos grupos de indivíduos aumentando as diferenças sociais.
Stoecker estava decepcionado com a rápida industrialização e o rumo socioeconômico pela qual a Alemanha vinha passando, ele pedia para o povo alemão se ligar mais a fé cristã e que fosse dada de volta ao povo germânico o direito de negócios. Adolf Stoecker, falava nos seus discursos e estudos que os judeus eram o fator responsável por essa mudança cultural alemã, tornando o pioneiro moderno da filosofia anti-semita.
Em 1878, funda o Partido Social Cristão (CSP), focado em restaurar a fé cristã da sociedade indo contra o materialismo radical de Karl Marx e Friedrich Engels, que estava em alta entre os trabalhadores da época. Mas como os movimentos, antinacionalistas e anticristãos já estavam no cenário político desde 1870 e tendo fortes vínculos dentro da corte real, o partido CSP de Adolf stoecker encontrou uma forte resistência, o resultado ficou estampado nas eleições de 1878, ganhando apenas 1% dos votos. Vendo esses resultados negativos, stoecker partiu para uma nova tática para poder reverter à situação, fez investigações e nelas apontava para um predomínio comunista judeu, dizendo haver uma conspiração judaica por trás de tudo. Surpreendentemente sua tática deu certo, o que aumentou a popularidade de seu partido entre o povo. Vendo os resultados positivos transformou o seu partido uma base para atacar os judeus.


Stoecker acreditava que a emancipação dos judeus, é que era a responsável pelo agravamento do sistema capitalista da Alemanha e por isso propunha o seguinte: limitar os direitos civis dos judeus em que suas riquezas não influenciariam a democracia parlamentar para a nova ordem social dos valores tradicionais alemãs.

Em setembro de 1879, fez o seu discurso denominado “O que exigimos dos judeus modernos

a) Os judeus deveriam desistir de sua idéia de querer dominar economicamente a Alemanha.
b) Os judeus deveriam parar com seus ataques contra a cultura alemã.
c) A quantidade de judeus deveria ser diminuída em certas profissões, universidades e cargos cristãos.

Mas como já sabemos, nossos planos tomam rumos diferente às vezes e acabamos sendo prejudicados, foi o que aconteceu a Adolf Stoecker. Acabou sendo prejudicado pelas aproximações e apoios que teve de certos grupos políticos, como o seu sucesso com a aristocracia prussiana que foi vista com desconfiança pela classe operária industrial e seu alto grau de afinidade com a corte real, da qual tinha sua base o capital financeiro judeu, isso contribuiu para uma situação embaraçosa e desagradável deixando a sua posição frágil dentro do partido, isso fez com que perdesse seu posto dentro do partido causando sua saída do mesmo.
Mesmo assim stoecker continuou a atrair grandes platéias com seus discursos, ainda era uma figura influente do movimento anti-semita.
Stoecker morreu em 2 de fevereiro de 1909, Bozen Gries, Alemanha.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos: http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Nenhum comentário:

Postar um comentário