Martin Bormann

Nasceu em Halberstadt em 17 de Junho de 1900.


Tinha uma das posições mais privilegiadas do Reich alemão chegando a ficar atrás apenas de Adolf Hitler em questão de influência e poder dentro da Alemanha nazista, pois era secretário pessoal e chefe do partido do Führer. Seu pai, outrora, já havia tido uma passagem pelo exercito Prussiano como sargento.

Bormann fez uma pequena participação no final da I Guerra Mundial onde fazia parte de uma artilharia, como artilheiro. Com o término da guerra Bormann se envolveu em alguns escândalos, o principal de todos terem um suposto envolvimento com “Assassinatos Femes”

Março de 1924 foi preso, junto com Rudolf Hess sob a acusação de ter vingado a morte de seu ex-professor Walther Kadow. Assim que saiu da prisão Bormann entrou para NSDAP. Dentro da organização ocupou cargo importante como assessor de imprensa, gerente de negócios e eleito como delegado nazista do Reichstag meses depois. Também chegou a chefia do gabinete do vice Führer Rudolf Hess.

Bormann era um administrador eficiente, conseguindo em pouco tempo apoio e doações de empresários bem sucedidos para a máquina de propaganda alemã. Desta forma ganhou a confiança de Adolf Hitler e mais tarde o posto de seu chefe Rudolf Hess, tornando-se assim o político mais influente da Alemanha depois de Hitler. O Vôo infeliz de Rudolf Hess sobre a Grã Bretanha foi a carta branca que Bormann precisava para se tornar o número dois da Alemanha nazista. Bormann teve o que precisava para tomar as rédeas da organização.

1. Era um administrador eficiente.

2. Foi subestimado pela velha guarda nazista não encontrando assim grandes impasses em sua escalada rumo ao poder.

3. O vôo desastroso de seu chefe do qual era subordinado Rudolf Hess. Que fez um vôo sobre a Grã Bretanha onde caiu e foi preso, tentando um acordo de paz infeliz.

Esses foram fatores decisivos que levaram Bormann a chefia do partido em 12 de maio de 1941. Com o controle total do partido nas mãos, Bormann começou uma perseguição contra os seus rivais de poder, prejudicando-os de qualquer forma que pudesse. Martin Bormann se aproximou tanto de Hitler que conseguiu tirar do seu caminho até mesmo rivais perigosos como Goering, Goebbels, Himmler.

Com o final do conflito, comandantes e generais nazistas foram levados a julgamentos e muitos condenados no tribunal de Nuremberg, mas verdadeira história sobre a morte de Martin Bormann ficou muito tempo sob mistério sem explicações, muitas versões foram dadas ao fato. Até que em 1973, restos mortais foram achados durante escavações de obras em Berlin, mas somente no final de 1998, exames de DNA comprovaram que os restos mortais encontrados eram mesmo de Martin Bormann que então foi oficialmente declarado como morto.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Foto:   http://www.jewish.ru/history/facts/2009/09/news994277674.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário