Houstin Stewart Chamberlain


Nasceu em Southsea, Hampshire, Inglaterra. Sua mãe era enfermeira e morreu antes de Chamberlain completar um ano de vida, sendo assim foi criado pela avó na França. 




Chamberlain sempre teve a sua saúde delicada, tanto que aos 14 anos de idade teve que abandonar a escola para se tratar em alguns Spas da Europa, junto com ele o tutor Herr Otto Kuntze, responsável por ensinar elementos da cultura alemã para Chamberlain, inclusive a língua alemã. Em Cantão de Genebra, teve contato com os trabalhos de Carl Vogt (Um defensor da tipologia racial na universidade de Genebra). Estudou Botânica, Geologia, Astronomia, Anatomia e fisiologia do corpo humano. Em Dresden (Capital do estado livre da Saxônia) recebeu forte influencia de dramas e obras musicais como Wagneriana (Wilhelm Richard Wagner, alemão, compositor, maestro e diretor de teatro), musica e filosofia certamente o influenciaram muito. Por essa época que Chamberlain conheceu a sua primeira esposa a Prussiana Horst Anna, se divorciando em 1905. Mudou-se para Áustria em 1889, onde seu conceito sobre raças começou se tornar mais evidente. Participou do festival de Festival de Bayreuth, onde iniciou correspondência com sua futura esposa Cosima (filha do compositor Franz Liszt), mas casou-se com Eva Vagner em 1908. Mudando-se para a Alemanha tornou-se um importante membro do “Círculo de Bayreuth“ Do Alemão nacionalista intelectual. A guerra eclodira em 1914, mais Chamberlain só conseguiu a sua cidadania alemã em 1916, mas já trabalhava antes fazendo propaganda para o governo alemão durante a guerra. Recebeu a Cruz de Ferro do Kaiser (Título alemão que significa Imperador) nesse mesmo ano. Depois do termino da guerra sua saúde piorou cada vez mais chegando ficar paralisado, continuou morando em Bayreuth (cidade no norte Bavária, Alemanha) até sua morte em 1927. Era muito conhecido por seus trabalhos relacionados à raça ariana. Em seus dois volumes do livro Die grundlagen des neunzehnten jahrhunderts, cujo o titulo traduzido do Alemão seria as fundações do século XIX e que foi publicado em 1899, fez parte como referencia para o pan-germânica, movimento que teve inicio no século XX e, posteriormente, anti-semitismo de filosofia racial nazista.


Fonte: Wikipedia, uma Enciclopédia.
Fotos: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/e/e6/20081204104202!Bundesarchiv_Bild_119-1600-06, _Houston_Stewart_Chamberlain.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário