Heinrich Himmler

Nasceu em Munique no dia 7 de outubro de 1900, morreu 23 de maio de 1945.


Himmler nasceu em uma família de classe média da Baviera, uma família Católica. Tinha mais dois irmãos, Gebhard Ludwig Himmler, 29 de julho de 1898 e Hermann Himmler, 23 de dezembro de 1905. Seu pai era um professor de prestigio do ensino secundário na Baviera. Em 1918 foi graduado como cadete e fez parte do 11° Regimento bávaro, durante a Primeira Guerra Mundial, no entanto a guerra acabou e foi retirado do exército sem ter participado nas frentes de combates.

No ano seguinte em 1919 fez agronomia em Munique. Na sua carreira escolar participou de vários grupos estudantis, também fazendo parte da Freikorps. Himmler também teve participação na tentativa fracassada de 1923 em que o partido Nazista, tentou tomar o poder da Baviera. Fato que aconteceu no dia 8 de novembro de 1923. Entre os anos de 1923 e 1925 himmler deixou o partido Nacional-Socialista e chegou a apraticar o que tinha estudado em munique, virando um fazendeiro, mas não teve um grande sucesso em sua nova carreira profissional longe da politica. O que fez com que retornasse ao Partido Nazista, que havia sido reestruturado.

Himmler começou a integrar a SS Alemã em 1925, quando a organização era só um pequeno grupo, Himmler dedicou-se para que a organização crescesse. Com a demissão do então comandante da SS Erhard Heiden, tornou-se o novo REICHSFÜHRER-SS em janeiro de 1929. Designado a comandar a SS que tinha 280 membros, mas que em comparação com a SA era um número insignificante, por esse motivo Himmler era chamado de SA-Oberführer, mas em 1929 se autonomeou Reichsführer-SS que era o posto de comandante geral da SS.

Em 1933, os nazista começaram a ganhar poder dentro da alemanha e Himmler ja havia conseguido 52.000 membros para integrar a SS. Isso fez com que Himmler tivesse seu poderes aumentados se igualando aos comandantes da SA que não gostaram muito disso.

No cargo de comandante geral da SS, Himmler e seus aliados começaram a pensar em uma forma de tirar a SA do caminho, primeiro passo a mudança dos uniformes, colocando uniformes pretos substituindo os uniformes marrons da SA. Segundo passo, Heirinch Himmler e Hermann Göering alertaram Hitler de uma suposta conspiração por parte dos comandantes da SA, que poderiam ser uma ameaça para o exercito alemão e os nazistas. Hitler então mandou matar o comandante da SA Ernst Röhm e seus aliados.

Himmler também foi administrador dos campos de concentração de Auschwitz, ele era o responsável pelo desfecho final dado aos judeus e prisioneiros de guerra. Nos planos do Reich, segundo eles, eram pessoas que não mereciam viver, pois suas existências eram vazias e inúteis por ex: homossexuais, deficientes físicos e mentais.

Em 1944, torna-se comandante do exercito de Oberrhein, himmler ficou nesse posto até 1945, quando foi enviado para comandar um destacamento que enfrentava os russos no leste. Por não ter nem uma experiencia real no campo de batalha, foi retirado das frentes de combate e nomeado chefe do exercito da Alemanha. Por muitos foi visto como um candidato em potencial para substituir o Führer.

Himmler, ja no ano de 1945, não acreditava mais na vitória alemã, sua idéia era a seguinte, para a Alemanha ter a vitória deveria tentar um acordo de Paz com o Reino unido e os Americanos. Assim himmler começou as negociações para a rendição ao leste, ele ainda tinha a esperança de que desta forma Britânicos e Americanos pudessem lutar a favor da Alemanha.

Adolf Hitler ao descobrir o que Himmler estava fazendo considerou uma traição destituindo Himmler de todos os cargos que ocupava entro da alemanha.

Himmler em uma ultima tentativa jurou entregar toda a alemanha para os aliados caso fosse suspensa todas as acusações de criminoso de guerra direcionadas a ele. Mas o comandante americano Dwight Eisenhower, não quiz nem conversa e Himmler foi preso e declarado criminoso de guerra. Antes que pudesse ser julgado, Heinrinch Himmler cometeu suicidio engolindo uma capsula de cianeto.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=&sa=1&q=Heinrich+Himmler&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&start=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário