Versalhes

Cidade francesa que se localiza na região parisiense. Ficou famosa por ter sido corte do palácio Frances. Foi construída durante os reinados de Luís XIV e Luís XV.


Politicamente, Versalhes entrou para os anais da história por ter sido o local aonde vários tratados internacionais foram celebrados. O final do conflito entre americanos e ingleses, em que os Estados Unidos lutavam pela independência, foi assinado neste mesmo local em 1782, em Versalhes.

Cem anos depois, Versalhes foi o palco de mais um fato histórico, o tratado que deu fim a Primeira Guerra Mundial, o tão conhecido tratado de Versalhes, assinado pelas potencias européias pondo fim ao conflito.

O tópico principal do tratado de Versalhes responsabilizava a Alemanha pela guerra.

Punições pesadas foram impostas a Alemanha, como indenizações pelos prejuízos causados em combates, perdas de partes do território para outras nações de fronteiras e diminuição do exército. Além disso, o novo governo Alemão, A República de Weimar, teve que reconhecer a independência da Áustria que foi assinado pelo ministro Hermann Müller e confirmado pela Liga das Nações em 10 de janeiro de 1920.

O povo alemão se sentiu humilhado pelo tratado, isso foi o fator decisivo, que culminou na queda da República de Weimar e a ascensão do Nazismo em 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário