Josef Mengele

Medico alemão responsável pelas experiências, que eram feitas em prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz II Birkenau. Por esse motivo ficou conhecido como o Doutor Morte. Depois do fim da segunda guerra, Mengele fugiu da Alemanha antes da chegada das tropas do exercito vermelho. Da Alemanha para a America do Sul. Aqui passou pela Argentina, Paraguai e logo em seguida migrou para o Brasil.
As atrocidades cometidas por Mengele são dignas de filmes de terror, amputava membros dos prisioneiros, aplicava tinta nos olhos das crianças, pensava que pudesse mudar a cor dos olhos com a aplicação dessas injeções e deixava por algum tempo pessoas mergulhadas em tanques com água gelada para testar a resistência desses indivíduos. As pessoas que sobrevivessem a essas experiências eram executadas na maioria das vezes para dissecar o corpo. Todas essas experiências feitas por Josef Mengele eram bancadas pelos nazistas. Por algumas vezes realizava dissecações com as pessoas vivas. Em algumas de suas experiências fez em conjunto com Sigmund Rascher, que era médico da Força Aérea Alemã, a Luftwafe. Os prisioneiros eram submetidos a variações diversas de pressão na maioria das vezes tinham seus crânios esmagados por essas variações de pressões.

Em 1944, o comandante do campo de concentração, Richard Baer, recebeu ordens do Führer para que o campo de Auschwitz fosse aos pouco desativado, já eram os sinais de que o circulo estava se fechando em torno da Alemanha. Mengele imaginava que isso pudesse acontecer e já tinha um plano de fuga. De uma forma que nem percebesse, Mengele fugiu do local no dia 17 de janeiro de 1945, pouco depois o Exército Vermelho tomou o local. De Auschwitz foi para Gross-Rosen, um campo de concentração desativado em agosto de 1944. Mengele foi preso com a falsa identidade de soldado da infantaria alemã, esse foi o motivo de ter sido julgado em Nuremberg, cumprir uma pena de prisão e ter saído algum tempo depois, sem ter ido para a forca junto com os outros comandantes nazistas.

Com isso veio para a America do sul, passou algum tempo no Paraguai e argentina. Sentiu-se ameaçado após a prisão de Adolf Eichmann em Buenos Aires, fazendo com que mudasse mais uma vez de endereço. No Brasil viveu com o nome falso de Pedro Gerhard, em uma favela. Com a idade avançada e seu quadro de saúde em queda, acabou morrendo supostamente afogado em uma praia de Bertioga, litoral paulista. Alguns afirmam que pode ter sido suicídio, mas há outra versão que poderia ter se ferido enquanto nadava. Em 1985, seus restos mortais foram exumados, no cemitério de nome Rosário, em Embu das Artes. Ao final de uma pericia feita por médicos do IML juntamente com a INICAMP, determinaram a verdadeira identidade de Mengele, o medico nazista.
Nasceu em 16 de março de 1911 Günzburg, Baviera
Morreu em 7 de fevereiro de 1979, Bertioga, São Paulo.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário