Guerra

Conflito ou combate armado entre partidos políticos, cidades, estados ou nações.


A guerra vem de tempos remotos. Objetivo seria solucionar determinados interesses ou problemas entre os povos, seja do ponto de vista econômico, social, político ou expansionista. A guerra pode ser dividida cronologicamente em três fases: Primitiva, histórica ou moderna.

Fase primitiva, nessa fase as maiorias das guerras eram travadas pela honra, mais tarde as guerras passaram a serem travadas com relação aos meios de sobrevivência, agricultura, crenças religiosas e disputa por terras.

Fase histórica, já no final da fase primitiva quando houve a descoberta da pólvora e da imprensa.

Novas armas, melhores e mais mortíferas surgem depois do descobrimento da pólvora. Os aperfeiçoamentos se notabilizam cada vez mais resultantes do desenvolvimento da ciência e novas técnicas.

Os conflitos armados evoluíram junto com a humanidade, nos acompanham desde o começo das primeiras civilizações que habitaram esse mundo, os registros desses acontecimentos está estampado em pinturas rupestres feitos em cavernas ou esculturas encontradas em diferentes continentes, um exemplo clássico são as esculturas Babilônicas, mostrando soldados armados com capacetes, lanças e escudos.

Muitos povos guerrearam durante a antiguidade, idade média, contemporânea até os tempos atuais, tanto no oriente quanto no ocidente, resultantes de fatores religiosos, políticos e econômicos de cunho nacionalista ou imperialistas.

Os conflitos mais conhecidos e que abalaram a humanidade notavelmente, aconteceram no durante o século XX. A Primeira Guerra Mundial de 1914 a 1918, Segunda Guerra Mundial de 1939 a 1945, e a Guerra do Vietnã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário