Fascismo

Regime político que teve como chefe principal Benito Mussolini.
Foi fundando em Milão; em 1919 e extinto em 1943.
Como doutrina encarava o homem não apenas como individuo isolado, mas como uma realidade social que, inserida pessoalmente na família, na sociedade e na pátria, se realiza, quer materialmente ou espiritualmente, destacando ainda mais os seus valores humanos. Reconhecendo o homem como um ser ciente das dificuldades que o cercam no mundo, encara a vida como uma luta. Daí o valor da cultura, tanto na forma religiosa, como cientifica e artística pela importância da educação que conduz o homem á vitória, e o valor do trabalho para superar a natureza e estruturar a vida no plano temporal, econômico, político, intelectual e moral.
O fascismo concebe o princípio de que o homem só é o que é, em função do processo espiritual para o qual colabora no grupo familiar e social, na Nação e na História. Por isso a doutrina é anti-individualista, embora seja a favor do individuo, mas enquanto ele coincide com o Estado.

Assim como o nazismo, o fascismo também foi uma conseqüência do tratado de Versalhes.

O nome fascismo vem do termo fascio, que quer dizer feixe, representando uma união de forças ligadas fortemente entre si, por laços ideais e disciplinares em razão dos fins comuns a atingir.
Seu principal objetivo era a oposição ferrenha ao marxismo.
Na Itália, a indústria foi expandida para as regiões meridionais e, com a proteção dispensada á agricultura pode-se recuperar vastíssimas áreas de terras alagadas, montaram-se novas indústrias; houve grande progresso no campo educacional e a economia tornou-se estável. Vários regimes adotaram o modelo fascista: O Nacional-Socialista Alemão de Adolf Hitler, na Alemanha. O chanceler Dolfus, na Áustria e assim por diante. Até mesmo o Brasil, país distante da Europa foi atingido com essas idéias, o integralismo de Plínio Salgado, e a argentina com o peronismo.
As atividades fascistas e de outros regimes e movimentos que lhe assemelham, decresceram com o fim da Segunda Guerra Mundial.

Fonte: PAPE; Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário