Franklin Delano Roosevelt

Estadista norte americano. Foi eleito senador democrata em 1910 pelo estado de nova York. De 1913 a 1921 exerceu a função de secretario adjunto da marinha, reforçando a frota americana. Teve que abandonar essa função Após sofrer de poliomielite em 1921. De 1929 a 1933, foi governador de nova York. Em 1933 foi eleito presidente dos estados unidos. Nessa época o país atravessa por uma série crise econômica e, para solucioná La, Roosevelt adotou certas medidas, uma delas foi; a volta do conjunto de leis econômicas do new deal, reformou os bancos, conseguiu a revogação da lei da proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em 1933. Sua política de grandes obras diminuiu o desemprego. Esforçou-se por regulamentar as condições de trabalho e os salários em 1935.


No ano seguinte foi reeleito triunfalmente, porém não conseguiu reorganizar a suprema corte, mas obteve a validação de numerosas decisões liberais. Com o grande desenvolvimento do nazismo e do fascismo trouxe preocupações ao governo americano. Por isso foi aos poucos preparando a opinião pública e, em 1939, fez votar uma lei autorizando a venda de armas aos beligerantes. Depois da derrota francesa conseguiu o estabelecimento do serviço militar obrigatório. E 1940 Roosevelt foi eleito para um terceiro mandato. A carta do Atlântico foi elaborada por ele e Winston Churchill.
Em 1941, os japoneses atacaram Pearl Harbor, isso fez com que os Estado Unidos declarassem guerra ao eixo; Roma-Berlin-Tóquio.
Roosevelt para também deu ordens para a criação da bomba atômica e, através de contatos pessoais com Churchill e Stalin, preparou o plano do após guerra.
Nasce em 30 de janeiro Nova York, 1882.
Morreu em 12 de Abril de 1945, Warm Springs, Geórgia.

Fonte; PAPE; Programa Auxiliar de Pesquisas Estudantil.
Fotos adiquiridas em;  http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=roosevelt&gbv=2&aq=0&aqi=g3&aql=&oq=roosev&gs_rfai=

Nenhum comentário:

Postar um comentário