Auschwitz - II - Birkenau

Ou também conhecido simplesmente por Auschwitz. Era o campo maior da concentração, sendo executados ali mais de um milhão de pessoas entre judeus e ciganos. A localização do campo fica em Birkenau, distante três quilômetros de Auschwitz I. A construção desse campo era parte principal do plano chamado, Solução final. Começando a construção em 1941, o campo era dividido em blocos, cada separado por um campo, com arames farpados e cercas eletrificadas (os horrores sofridos pelos prisioneiros eram tanto, que alguns usavam essas cercas para cometer suicídio). Cabiam 100.000 prisioneiros dentro desse complexo.


Auschwitz II Birkenau, era o destino final dos judeus e outros prisioneiros, pois o campo havia sido construído somente para fins de Extermínio. O campo foi projetado para se torna um imenso “abatedor” para mortes em escalas, foram construídos quatro crematórios e câmaras de gás. 2500 vitimas cabiam cada câmara de gás. A primavera de 1942 foi o ano que se iniciou o extermínio em Auschwitz II Birkenau.
Os prisioneiros eram transportados por trem, a viagem chegava a durar até uma semana. Os prisioneiros eram postos em vagões abafados e sem ventilação. Em 1944, com Alemanha sendo pressionada por todo lado, os responsáveis pelo campo fizeram com que as viagens durassem menos, fazendo com que os trens fossem diretamente para o campo. As execuções eram rápidas, assim que os trens chegavam os prisioneiros eram mandados direto para a morte nas câmaras de gás. Às vezes alguns desses prisioneiros eram selecionados, tanto para os campos de trabalho, quanto para experimentos, isso era feito sob a supervisão de Josef Mengele. Crianças, idosos e doentes geralmente eram mandadas diretas para as câmaras de gás.
Já o restante dos prisioneiros era mandado para as câmaras de gás e depois seus corpos eram queimados.
 
Os crematórios; Krema II e Krema III tinham câmaras subterrâneas com salas para despir as vitimas, essas câmaras subterrâneas tinham capacidade para milhares de pessoas. Para que não acontecesse nenhuma rebelião, as vitimas eram informadas de que iria para um banho um tratamento desinfetante. Para que a farsa fosse completa havia até chuveiros nas paredes, mas nem ligados a rede de encanamento de água eram. Todos recebiam ordens para tirar a roupa e deixá-la nos armários para supostamente pegar depois. Assim que as vitimas entravam, o gás tóxico era descarregado (Zyklon B) por entradas estratégicas nas paredes. Os corpos eram levados para os crematórios pelos outros prisioneiros.
Durante a invasão da Hungria, em maio de 1944, os judeus que moravam la foram mandados para o campo de Auschwitz II, sendo executados nas câmaras de gás. Nem sempre os crematórios davam conta de tantos corpos, então eram queimados em valas ao ar livre.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um comentário:

  1. Os mentirosos escroques de Auschwitz mentiram o mundo inteiro desde 1945 até 1991, que os alemães "mataram 4 milhões de judeus", agora desde 1991, dizem que foi só um milhão, vão mentir assim no inferno!

    ResponderExcluir