Benedito Mussolini

Político e ditador italiano. Filho de um ferreiro, sendo, já aos dezoito anos de idade professor primário. Desde muito jovem já conhecia o mundo da política. Em 1902 foi pra suíça, mas acabou sendo expulso no mesmo ano, por causa de suas idéias revolucionarias.


Mussolini também foi para os fronts de batalha da Primeira Guerra Mundial. Assim que a guerra terminou Mussolini dedicou-se a uma carreira jornalística, assumindo a direção de jornais importantes da Itália. Em 1919, Mussolini regressa para política e cria o Partido Fascista, com o ideal de lutar contra os socialistas e apoiar a monarquia. Em 1922 começa dar os primeiros passos para assumir o poder, liderando nesse mesmo ano, os “Camisas Pretas” no movimento que ficou conhecido como Marcha sobre Roma. Com a pressão o rei não teve outra escolha se não nomear Mussolini Primeiro Ministro. Em 1925, época em que ficou com o poder supremo em suas mãos, acabou não só com a oposição, mas com a liberdade de imprensa, dissolveu os partidos políticos, exceto o partido fascista. Durante seu governo, o individuo teria que servir ao estado acima de tudo.

Trabalhou muito para que a Itália tivesse um lugar de projeção no cenário político da Europa. Investiu pesado na economia italiana, proporcionando ao país um extraordinário progresso, com poderio militar dos mais avançados, tanto em terra, como no ar e mar.

Os anos entre 1924 e 1939, destacaram-se as suas obras públicas, como a recuperação do Pântano Pontino, melhorias no setor de transporte público e aberturas de novas vagas de emprego. E com o tratado de Latrão, assinado entre o Reino da Itália e a Santa Sé botou um ponto final no problema da Questão Romana.
Mas a sua sede por conquistas levou a Itália para mais uma guerra. Em abril de 1939 invadiu a Albânia. E no mês seguinte assinou um pacto militar com a Alemanha. Em junho de 1940 declara guerra a França e a Inglaterra, agregando-se definitivamente no eixo Roma Berlim.
Ao final de 1945, com uma derrota total, tentou fuga para a Suíça, mas foi capturado e executado por guerrilheiros italianos. Seu corpo foi levado para Milão e pendurado de cabeça para baixo ficando em exibição pública.
Nasceu em 29 de julho de 1883, Predappio, Forli, Itália.
Morreu em 28 de abril de 1945 Mezzegra, Itália.

Fontes: PAPE; Programa Auxiliar de Pesquisas Estudantis e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário