Propaganda nazista

Mas ainda que os fascistas italianos, os nazistas souberam explorar bem as vantagens oferecidas pelos meios de comunicação em massa. A peça chave de tudo isso foi Joseph Goebbels, ministro da propaganda do governo nazista. Através do rádio, Goebbels disseminava as idéias nazistas, tudo estreitamente controlado pelo partido. As transmissões não eram só exclusividade da Alemanha, pois também eram transmitidas para a África e as Américas. Tudo que era transmitido primeiro passava por uma “Maquiagem” onde os fatos podiam ser inventados ou distorcidos conforme a necessidade.


Particular atenção era reservada á montagem dos “noticiários cinematográficos”, colocados entre as projeções dos filmes a fim de poderem explorar toda a oportunidade de doutrinação.

Ao lado disso, era fundamental também uma mobilização sistemática de grandes platéias, colocadas em lugares históricos para assistir desfiles de cunho militar e patriótico, com execuções de hinos e desfiles de bandeiras. No toque de trombetas e tambores, as marchas das divisões militares eram ensaiadas, os aplausos juntamente com os slogans nazistas aumentavam a emoção do público.

Nessas ocasiões, os uniformes vestidos por milhares de pessoas, as bandeiras com a cruz gamada, as águias imperiais, tudo isso continha uma mensagem de preciso significado político: o povo era um exercito, tinha de manter a unidade e a disciplina na perspectiva que engrandeceria ainda mais a Alemanha do Terceiro Reich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário