Leon Trotski

Político revolucionário e escritor russo, de origem israelita. Estudou na universidade de Odessa, iniciando sua carreira política muito cedo. Chegou a ser uns dos dirigentes de uma união revolucionaria da Rússia. Seu nome era Leib ou Lev Davidovich Bronstein. Deportado para a Sibéria, em 1900, dois anos depois fugiu para a Inglaterra, onde entrou com um passaporte falso, sob o nome de Trotski. Passando daí a diante a usá-lo até o fim de sua vida.
Em Londres, fez amizade com Lênin e Martiv, tendo colaborado com o órgão marxista russo Iskra. Na época da cisão do partido social-democrático russo, em bolcheviques e mencheviques, Trotski manteve-se neutro, não apoiando ou aderindo a nenhum dos dois partidos.
Atacou, porém, as doutrinas de Lênin.
Em 1905, retornou a Rússia e, quando irrompeu a revolução, fundou os primeiros soviets, sendo eleito presidente do St. Petersburgo. Foi exilado novamente, dessa vez em Tobolsk; mais uma vez conseguiu burlar a vigilância, fugindo para Viena, onde fundou o jornal Pravda. Procurou refugio na suíça, em 1914 e, três anos mais tarde, em Nova York, onde colaborou em Novy mir. Voltou à Rússia revolucionária na companhia de Lênin, filiando-se ao partido do Bolchevique. Em junho de 1917, foi eleito para o comitê central do partido. Atuou na revolução de outubro, comissário de povo, das relações exteriores, concluindo com a Alemanha a paz de Best Litovsk. Trotski foi quem formou o famoso exército vermelho, com a ajuda de oficiais ex-czaristas, composto por cinco milhões de homens. Dirigindo a guerra civil obteve vitoria absoluta. No politburo, combateu o grupo Stalin-Zinoviev-Kamenev. Após a morte de Lênin, em janeiro de 1924, Trotski perdeu sua popularidade e o partido de Stalin passou a crescer dentro do cenário político da Rússia. Foi expulso da Rússia em fevereiro de 1929, procurando refugio sucessivamente em Constantinopla, França, Noruega e México, onde seria assassinado em sua própria casa pelo catalão Ramón Mercader, suposto agente stalinista. Trotski também foi escritor e entre as suas obras destacam-se: Terrorismus und Komunismus.
Nasceu em Ianovka, Ucrânia 7 de novembro de 1879
Morreu em Coyoacán,México em 21 de agosto de 1940.

Texto extraído; Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil, PAPE.
Foto de Trotski; http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=Leon+Trotski&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

Nenhum comentário:

Postar um comentário