Plano Marshall

O objetivo desse plano era barrar a expansão do socialismo na Europa, os EUA criaram esse plano para esse fim em 1947.
Através do plano Marshall os países do oeste receberam ajuda econômica que possibilitou a restauração da política e da economia européia. O plano rendeu bons resultados isso permitiu a criação de várias organizações econômicas, tais como.
BENELUX: União econômica entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo;
CECA: Comunidade Européia do Carvão e Aço; em que pouco tempo depois a Alemanha Ocidental, França e a Itália se juntaram a BENELUX;
MCE: Mercado Comum Europeu, que mais tarde se tornou a CEE (Comunidade Econômica Européia)
Outro objetivo do Plano Marshall era ajudar nas reconstruções dos países que lutaram a favor dos aliados.
 O plano Marshall foi elaborado durante um encontro em 1947 dos Estados Europeus, que foi feito no mês de julho. Mas o plano Marshall não agradou a todos, Josef Stalin via o plano como uma ameaça, e impediu que países sobre domínio soviético participassem da reunião. O plano permaneceu por quatro anos fiscais, fora um total de Treze bilhões de dólares entregues para ajudar os países europeus a se reerguerem outra vez.
Além de ajudar a recuperar a economia e a política européia, o plano Marshall serviu como elemento de integração entre os países da Europa, pois todos estavam trabalhando juntos para recuperar a economia a nível continental.
Mas o que ninguém dúvida é que foi algo bem desenvolvido pelos norte americano, a Europa recupera a sua economia usando o sistema americano de técnicas administrativas, dessa forma a influência americana cresceu muito na Europa.
O plano Marshall foi uma bela cartada contra o comunismo, não dando espaço para que se expandisse pela Europa e garantindo o futuro do capitalismo, por isso os Estado Unidos decidiram ajudar financeiramente as países da Europa.
No inicio a verba era destinada para a compra de mantimento e produtos para auxiliar nas futuras plantações, como fertilizantes. Desse ponto em diante os Estados Unidos já havia conseguido um futuro garantido para o capitalismo, sendo ele o principal beneficiado.
A Inglaterra se recuperou, mas perdeu a influência tanto econômica quanto política. E as duas principais causadoras da Segunda Guerra mundial também entraram em ritmo de recuperação. E os Estado Unidos concretizou de vez a sua hegemonia no continente europeu.

Fonte: Projeto de Didático de Pesquisa.

Um comentário: