Paul Anton De Lagard


Nasceu em Berlin, 2 de dezembro de 1827, morreu em Göttingen 22 de dezembro de 1891. Era um orientalista e teólogo. Orientalista é termo usado para definir os estudos feitos por cientistas e intelectuais sobre culturas eurocêntricas. Lagard estudou línguas orientais, como árabe, persa, hebraico, grego, aramaico e latim, tornando professor das mesmas, lecionando entre 1854 e 1866 em Göttingen, sucedendo Heinrich Ewald. Editou vários textos entre eles eclesiásticos e bíblicos.
Lagard participou ativamente das discussões políticas de seu tempo, destacando-se como o ideólogo precursor do Nazismo. Nacionalista alemão e inimigo do judaísmo desprezava o capitalismo até mesmo a democracia e a sociedade moderna (anti-modernismo) nem mesmo as entidades religiosas escapavam de suas criticas, entre elas as igrejas católicas e principalmente as protestantes, defendia a idéia de uma religião nacional alemã da qual sua doutrina pudesse moldar os alemãs tornados perfeitos. Já nos anos 50 do século XIX, atormentado por crises pessoais tornou-se um pessimista e critico das igrejas protestantes, por seu estereotipo era considerado o profeta das desgraças, mas sempre dizia que a Alemanha poderia se salvar caso seguisse suas idéias.
Em sua opinião o capitalismo era o responsável por todos os problemas. Lagard não via com bons olhos a nova organização da sociedade, para ele que eram vagas, sem futuro em comparação com o passado esplendoroso. Lagard sempre apontava dois culpados, judeus e liberais, pois segundo ele faziam parte de uma conspiração contra o verdadeiro ideal alemão. Seu anti-semitismo condenava os judeus como “pestes e parasitas” e deveriam ser exterminados quanto mais rápido melhor, por isso se tornou um dos pioneiros da ideologia nazista.
Fonte:http://www.jewishencyclopedia.com/view.jsp?artid=16&letter=L
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_de_Lagarde # Anti-semitismo-capitalismo_e_anti
Foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/ca/Paul_Anton_de_Lagarde.png

Um comentário:

  1. Seria um paradoxo então um Lagard ser diretor gerente do FMI cuja ideologia é sustentada pelos moneychangers. (máfia hebraica).

    ResponderExcluir