Wolfsschanze


Foi o Q.G (Quartel General) de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
A tradução de Wolfsschanze para o português fica: Toca do Lobo.
O complexo localizava-se na Polônia, que na época era Prússia Oriental, próximo de Rastenburg, agora Ketrzyn.
A construção desse complexo data de 1941, para a Operação Barbarossa, quando a Alemanha começou a sua ofensiva contra a Rússia.
O complexo possuía um total de 80 edifícios todos camuflado, era rodeado de minas terrestres com arames farpados ficando dentro de um bosque fechado.
Foi construída uma central elétrica dentro do próprio complexo, os alimentos viam de uma base aérea que ficava próxima.
Em novembro de 1944, quando o exercito vermelho avançava pela fronteia da Prússia, a base foi abandonada. Ali também foi colocado em prática um atentado contra a vida do ditador, mas o plano falhou e, seu idealizador principal, Claus Von Stauffenberg foi executado junto com os outros envolvidos.
Assim que o ditador alemão, Adolf Hitler, seguiu para Berlim foi ordenada por ele, a destruição do complexo. Mesmo sendo usados explosivos com poder de destruição muito grande, algumas paredes ainda permaneceram de pé, isso se deu pelo fato delas terem até 8 metros de espessura.
Atualmente a famosa Toca do Lobo se tornou uma atração turística.
No local também foi erguido um memorial para os conspiradores de 20 de julho de 1944.


O mundo começa a se tornar um lugar pequeno para ás super potências


No decorrer do século XIX e começo do século XX, a Europa estava um passo a frente dos outros povos. O capitalismo industrial dava plenos poderes para Europa, o resultado disso era a monopolização do mercado de produtos e a busca por novos territórios e recursos.
O capitalismo industrial moldou uma nova sociedade européia, as cidades foram super povoadas, agravou ainda mais as diferenças entre as classes, o trabalho artesanal se tornou manufaturado. Todas essas mudanças amedrontaram o homem do século XX.
No começo do século XX, as grandes potencias da Europa construíram seus impérios, partilharam territórios, tudo isso seguindo a demanda da nova ordem imperialista.
A Inglaterra, com seu imenso poderio econômico, dominava o mercado industrial e as melhores áreas coloniais lhe pertenciam. A primeira vista tudo parecia estar em harmonia.
Contudo, novos fatos foram se desenrolando e prejudicando a tranqüilidade britânica no século XIX: a partir de 1870, a Alemanha unifica-se politicamente em um governo centralizado, isso trazendo consigo um extraordinário desenvolvimento econômico.
E os acontecimentos não pararam por ai, pois duas nações não européias – Estados Unidos da America e o Japão, também começavam a despontar como novas potências no cenário internacional.  Pouco a pouco outros foram surgindo e um conflito mundial já era eminente.