O mundo começa a se tornar um lugar pequeno para ás super potências


No decorrer do século XIX e começo do século XX, a Europa estava um passo a frente dos outros povos. O capitalismo industrial dava plenos poderes para Europa, o resultado disso era a monopolização do mercado de produtos e a busca por novos territórios e recursos.
O capitalismo industrial moldou uma nova sociedade européia, as cidades foram super povoadas, agravou ainda mais as diferenças entre as classes, o trabalho artesanal se tornou manufaturado. Todas essas mudanças amedrontaram o homem do século XX.
No começo do século XX, as grandes potencias da Europa construíram seus impérios, partilharam territórios, tudo isso seguindo a demanda da nova ordem imperialista.
A Inglaterra, com seu imenso poderio econômico, dominava o mercado industrial e as melhores áreas coloniais lhe pertenciam. A primeira vista tudo parecia estar em harmonia.
Contudo, novos fatos foram se desenrolando e prejudicando a tranqüilidade britânica no século XIX: a partir de 1870, a Alemanha unifica-se politicamente em um governo centralizado, isso trazendo consigo um extraordinário desenvolvimento econômico.
E os acontecimentos não pararam por ai, pois duas nações não européias – Estados Unidos da America e o Japão, também começavam a despontar como novas potências no cenário internacional.  Pouco a pouco outros foram surgindo e um conflito mundial já era eminente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário