Friedrich Olbricht


Olbricht nasceu na cidade de Leisning, Saxônia. Seu pai era professor de matemática, Richard Olbricht.
Em 1907, Olbricht entrou para a infantaria, regimento 106 em Leipzig, Alemanha como estandarte participando da Primeira Guerra Mundial.
Ao termino do conflito ele foi transferido para Reichswehr (Defesa Nacional) que formava a defesa militar da Alemanha, que na época havia sido reduzida de tamanho, de acordo com os termos estabelecido no tratado de Versalhes, em 1919. 
Sua esposa era Eva Koeppel, sendo pai de um casal de filhos.
Olbricht fazia parte de uma minoria de militares alemães que eram a favor da República de Weimar.
O General Olbricht sempre viu o Nazismo com certa desconfiança e ela aumentou ainda mais depois do Putsch em 1923, dele e de seus companheiros que estavam juntos no dia, Hans Oster, Erwin Von Witzleben e Georg Thomas, que aos poucos foram se afastando cada vez mais do crescente movimento Nacional-Socialista que estava se instaurando na Alemanha.
Em 1926, Olbricht recebeu um convite para o ministério da Defesa do Reich
Sete anos depois, em 1933 foi promovido a chefe de equipe da Divisão de Dresden.
1935 foi nomeado chefe de gabinete da Quarta Divisão do Exército estacionado em Dresden.
O General Olbricht teve uma importante participação no inicio da Segunda Guerra Mundial, liderando a 24° Divisão de Infantaria durante a invasão da Polônia.
Em uma tática rápida de improvisação, o General Olbricht foi à frente das tropas carregando soldados em seu próprio carro, isso fez com que chegassem a tempo para defender as pontes que eram necessárias para a invasão, antes que o inimigo as demolissem. Isso lhe rendeu uma condecoração com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, mérito pela sua bravura e estilo dinâmico de liderança.
Olbricht foi promovido a General de Infantaria em 15 de fevereiro de 1940.
De 1941 e 1942, o General Olbricht desenvolveu um audacioso plano, a Operação Valquíria com a proposta de acabar com conflitos internos, mas na verdade a meta era outra, um golpe de Estado.
 Junto com ele estava Coronel-General Ludwig Beck, Carl Friedrich Goerdeler e Major-General Henning Von Tresckow, todos trabalhando para encontrar uma forma de assassinar o ditador alemão Adolf Hitler e derrubar o Nazismo.
Em 1943, o Coronel Claus Graf Schenk Von Stauffenberg começou a trabalhar no escritório de Olbricht, ele foi peça principal desse plano, pois seria dele a tarefa de plantar as bombas o mais perto possível de Adolf Hitler.
Em 20 de julho de 1944, Olbricht juntamente com o Coronel Albrecht Mertz Von Ritter Quirnheim, esperavam a confirmação da morte do Führer para mobilizar as tropas reservas para locais estratégicos de Berlim dando inicio a próxima fase da operação. Mas as pastas não continha explosivos suficientes para matar Adolf Hitler e operação começou a declinar.
O atraso talvez tenha sido uns dos fatores principais que fizeram com que a missão fracassasse. Olbricht, não tendo a confirmação do andamento do atentado, hesitou em movimentar as tropas, isso fez com que ele perdesse tempo importante para tomar o controle de Berlim. Assim a liderança Nazista conseguiu controlar a situação usando suas tropas leais dentro de poucas horas.
O Coronel Olbricht foi preso as 09h00min pm, em sua sede no Bendlerblock
Logo depois naquela noite, Friedrich Olbricht, Albrecht Mertz Von Ritter Quirnheim, Coronel Claus Graf Schenk Von Stauffenberg e seu ajudante Werner Von Haeften, foram conduzidos até o pátio e executados por um pelotão de fuzilamento.

Um comentário:

  1. poste o video do aleandro madureira musica sonho com seu amor. obrigado. pq n posso ve pc bloqueiado no youtube. blz

    ResponderExcluir