Revolução Bolchevique



Século XX foi marcado por grandes acontecimentos, fatos que foram moldando a história e, entre eles, a Revolução Russa de 1917. Antes ainda em 1905 a Rússia já havia sido palco da primeira maior mobilização operaria da história das quais mudanças no sistema operário foram feitas. Daí que apareceram os primeiros conselhos operários. Tomando mais força em 1917 durante a Revolução Russa.





Uma serie de fatores foram arrastando a Rússia para uma revolução eminente:

  1. Um governo monárquico com uma nova classe social aparecendo, os burgueses que não eram tão bem quistos pela alta nobreza, porque até então era a única detentora do poder; 
  2. A entrada do país na guerra, enfraquecendo ainda mais a economia e o exercito;
  3. Convocação militar obrigatória, tirando os camponeses dos campos e colocando no front de batalha deixando a agricultura no país paralisada;
  4. Racionamentos de alimentos; 
  5. Sucessivas derrotas para os impérios centrais e passeatas que ganhavam da vez mais força por todo o país. 

Os últimos meses de 1916 o rumo que as coisas tomavam não estava nada legal, bastaria um olhar atravessado para que tudo explodisse de vez.
O ultimo golpe que faltava para iniciar a revolução foi dado em fevereiro de 1917 com o estoque de alimentos no zero. A população que há tempos estava descontente não agüentou e a circo pegou fogo. Na mira dos revoltosos estava a Duma (câmara baixa da Assembléia Federal da Rússia)  
Militares desertores que descumpriam ordens de atirar nos manifestantes juntaram-se aos revoltosos. 
Em 27 de fevereiro de 1927 o Palácio de Inverno de Petrogrado foi tomando pelos manifestantes tendo a Duma como alvo principal (mas como bem sabemos não importa a época nem o momento. Políticos sempre conseguem dar a volta por cima. A Duma agora era a mais nova aliada dos manifestantes). 
Em 15 de março vendo que não tinha mais volta, o czar (Grão-Duque Mikhail) anuncia a sua abdicação por “livre” e espontânea pressão.
Assim entra em cena o Príncipe Lvov (Georgy Yevgenievich Lvov) tendo como ministro da guerra Kerensky (Alexander Kerensky). A primeira medida tomada pelo novo governo provisório foi instalar uma republica burguesa sob o comando do Kadets (Partido Constitucional Democrata). Mas a burguesia não conseguiu criar raízes no poder. Isso tudo por causa do conflito de idéias entre bolcheviques e mencheviques; liderando os bolcheviques Lênin, que tinha como proposta a formação de uma República de sovietes, saída do país da guerra e a nacionalização dos bancos. Já ao contrário disso os mencheviques defendiam a industrialização e a permanência do país nas frentes de batalhas até a vitória.
Os burgueses foram tirados do poder de vez com a criação da Guarda Vermelha, por Trotski, novo líder soviete de Petrogrado em 1917.
Lênin,conseguindo a coordenação de todos os sovietes, estabeleceu as seguintes medidas:

  1. A assinatura de uma paz em separado com a Alemanha (Tratado de Brest-Litovski), em março de 1918;
  2. Criação de um decreto de autodeterminação de todos os povos que viviam na Rússia;
  3. O Partido Comunista (antigo Partido Bolchevique) como partido único;
  4. Eleição de um governo operário e camponês, formado pelos comunistas;
  5. Organização do Exército Vermelho;
  6. A reforma agrária e o fim da propriedade privada;
  7. Nacionalização dos bancos e dos investimentos estrangeiros;
  8. Adoção do regime de autogestão (as fábricas passaram a ser administradas pelos próprios trabalhadores.
Mas os conflitos não parariam por ai. França, Inglaterra e Estados Unidos temendo que esse exemplo dos Russos fosse seguido por outros países deram apoio aos contra-revolucionários, mas por serem mal organizados politicamente acabaram sendo riscados do mapa pelo exercito vermelho em 1921.  

Wikipédia