Colina 30

A batalha na colina 30, talvez seja uns dos fatos mais curiosos que aconteceu durante a invasão da Normandia. Depois que a ponte de Chef-du-Pont foi capturada pelos pára-quedistas da 82ª e 507ª da Divisão Aerotransportada, a três quilômetros dali um batalhão de duzentos pára-quedistas, após ter iniciado um conflito com os alemães, se espalharam em posição defensiva na colina 30, o objetivo era cobri o franco direito dos soldados que estavam em Chef-du-Pont.
O que não esperavam era que logo estariam totalmente cercados pelas tropas nazistas, assim então ficou decidido que ficariam entrincheirados formando uma resistência.
Os pára-quedistas não podiam fazer nada, pois já estavam sem munição, enquanto isso os alemães se aproximavam aos poucos. Mas por sorte dos pára-quedistas, os soldados nazistas estavam confusos, pensavam que o exercito aliado fosse maior, isso fez com que não atacassem com toda força, pois seria o fim dos pára-quedistas que estavam na colina 30. No dia D+4, 10 de junho, os homens na colina 30 perto de Chef-du-Pont, estavam cercados, e mal resistiam aos constantes ataques alemães. Estavam ficando sem comida, remédios e munição, e haviam sofrido muitas baixas.
Os pára-quedistas que estavam na posição defensiva na colina 30, foram salvos pela artilharia pesada da 4ª Infantaria, vinda praia de Utah. A artilharia da 4ª Infantaria causou muito estrago aos alemães a maioria morreu. Desta maneira os soldados pára-quedistas conseguiram sobreviver a mais um confronto, apesar de muitos terem tombado na colina 30 e outros tantos feridos.

Fonte: Diários de Batllefield Pára-quedistas do Dia D (DVD)

2 comentários:

  1. Descobri seu blog e simplesmente adorei. Tenho muito para ler, teu trabalho é fabuloso.

    Joaquim Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos elogios Joaquim, fico contente que tenha gostado. Esse é um tipo de assunto que sempre me chamou a atenção, talvez por ser os dois maiores conflitos a nível mundial da era moderna, marcando para sempre o século XX,mas vemos que mesmo assim parece que isso não serviu de nada, pois o homem ainda acha que a agressão é a melhor forma de se entender

    ResponderExcluir