Guerra Fria


Após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), vieram a tona os conflitos entre os aliados que haviam triunfado sobre os nazista e fascistas. A Europa dividiu-se em dois blocos, um liderado pelos Estados Unidos e outro pela União Soviética. Esses dois países conservaram os seus poderosos exércitos e continuaram a desenvolver a sua indústria bélica: em pouco tempo assumiram o caráter de superpotências em rivalidade aberta.
A paz viu-se de novo ameaçada, reaparecendo de novo o perigo de uma nova guerra mundial – e bem mais trágica que a anterior, pois desde o seu inicio seria utilizadas armas nucleares. A catástrofe seria bem maior do que a sofrida pelo Japão por ocasião do lançamento das duas primeiras bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki (agosto de 1945).

Na verdade, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha preocupavam-se com uma possível expansão soviética desde os últimos anos da Segunda Guerra Mundial. Pois foi o exercito soviético que libertou a Europa central e a região dos Bálcãs, expulsando os nazistas da polônia, Tchecoslováquia, Albânia, etc... Suas tropas chegaram ao interior da Áustria e da Alemanha.
Por isso, os Estados Unidos e a Inglaterra procuram tomar posições estratégicas nessas regiões da Europa, sobre tudo na Grécia e na Turquia; essa situação gerou a chamada “guerra fria”. A União Soviética procurava estender a sua área de influencia e ocupar pontos estratégicos, enquanto os Estados unidos e seus aliados agiam militar e diplomaticamente para impedir essa expansão e, de passagem, reforçavam a sua esfera de hegemonia econômica e política.
Um dos pontos chave desse processo foi o plano Marshall; em 1949 foi criado o seu complemento militar, a Organização do Atlântico Norte (OTAN). Era um pacto, militar que reunia 12 países a Grécia e Turquia aderiram em 1952 – visivelmente dirigido contra o bloco soviético.
Em resposta, a União Soviética, possuidora da bomba atômica desde 1949, organizou o pacto de Varsóvia, uma aliança militar integrada pelos países socialistas da Europa Oriental.

Créditos da imagem: http://www.google.com.br/

Um comentário:

  1. Oi Broll! Este teu BLOG é bem completo, abrange quase todas as batalhas... mas queria ver tua opinião pessoal sobre esse aspecto da humanidade, posta aí. Bejos! Meu amigo!!!

    ResponderExcluir