Stalingrado

Considerada a batalha mais sangrenta da segunda guerra mundial, travada por alemães e russos. Em jogo estava a posse de Stalingrado, centenas de milhares de vidas foram perdidas nessa batalha de ambos os lados.
A razão geográfica privilegiada da região, esse foi o motivo que levou a esse confronto, pois quem ganhasse a batalha teria acesso á região petrolífera do Cáucaso.
As forças alemãs assaltaram Stalingrado em 1942, sendo cercados e obrigados a regressar em janeiro de 1943.
Após haver atravessado o Rio Don, em Kalatch e ter-se abeirado as defesas da cidade, defendida pelos generais Tchuikov e Coronov, o VI exército alemão comandado pelo general Paulus com um total de um milhão de homens, cinco mil tanques e três mil aviões, não conseguiu, entretanto, atravessar o Volga; mas recebeu ordens de Adolf Hitler de manter suas posições, sem recuar. A reação soviética desencadeou-se sob a forma de dois ataques convergentes em direção de Kalatch. Desta forma os russos conseguiram cercar o exercito alemão, através de enormes bolsões, não permitindo possibilidades de fuga.
A contra ofensiva de manstein, para desalojar os russos, falhou e as tropas germânicas foram esmagadas pela artilharia soviética, com 4 mil canhões de grosso calibre. Assim, Von Paulus, finalmente, se entregou com seu exercito, que tinha vinte quatro generais. Os soldados derrotados desfilaram pelas ruas de Moscou, tendo a frente seus chefes militares.







Fonte: PAPE; Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil
Fotos; http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=stalingrado&rlz=1R2GZEV_pt-BRBR366&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi

Nenhum comentário:

Postar um comentário